Blogspot
Administração
Perfil do Egresso

A definição do perfil do egresso do Curso de Administração da Faculdade Única de Ipatinga baseou-se na Resolução CNE/CES, de 04 de julho de 2005, que institui as Diretrizes Curriculares dos cursos de Administração. 

O planejamento e a organização didático-pedagógica do curso procuram atender as necessidades do mercado de trabalho, vinculadas aos objetivos e ao perfil profissional proposto pelo curso.

A Faculdade Única de Ipatinga  pretende formar profissionais aptos a atuarem nos vários segmentos do campo da administração com uma formação generalista.

A Instituição busca formar  profissionais  capazes  de  se  associar  e empreender, administrando organizações com iniciativa e criatividade, utilizando as  mais  avançadas  técnicas  de  gestão,  com  visão  sistêmica  e  estratégica  de negócios bem como capacidade crítica e analítica que permita antecipar, planejar e promover mudanças, e liderar projetos inovadores nas organizações. 

O curso quer estabelecer um perfil profissional que contenha a seguintes competências e habilidades:

  • Ter capacidade de medição/controle/ monitoramento de resultados através de ferramentas adequadas para tomada de decisões;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, bem como a capacidade de analisar o impacto da prática comunicacional da empresa internamente e na sociedade, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais. 
  • Ser capaz de identificar problemas, pensar estrategicamente e propor  soluções  para correção de rotas em todos os processos organizacionais;
  • Desenvolver projetos, consultorias e identificar oportunidades para as organizações;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores via cálculos algébricos e estatísticos, a fim de tomar decisões diante de diferentes contextos organizacionais e sociais; 
  • Ter capacidade para correta aplicação da legislação brasileira como ferramenta de proteção para a organização;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação e consciência de suas responsabilidades sociais e implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Capacidade de analisar, adaptar e aplicar técnicas e ferramentas inovadoras dentro da estrutura produtiva sob sua gestão.
  • Capaz de usar os dados financeiros e econômicos para efetuar julgamentos, avaliar riscos e oportunidades, implementar estratégias e tomar decisões na administração de negócios.
  • Capacidade de desenvolver planos e programas de melhoria e inovação nos processos organizacionais, transferindo conhecimentos e habilidades adquiridas da vida e experiências cotidianas.