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Enfermagem
Perfil do Egresso

O Enfermeiro egresso da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga deve ter formação generalista com a qualificação do Profissional para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. O concluinte deve ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas / situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. O profissional deve estar capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
   
O curso de Enfermagem busca instrumentalizar o aluno nas habilidades e competências para o futuro enfermeiro, conforme estabelecido nas DCN’s:

Competências e habilidades gerais:

  • aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Sendo a prática realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde;
  • possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
  • ser comunicativos, utilizando-se da comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; bem como, o uso de tecnologias de comunicação e informação;
  • manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  • aptos a serem gestores e assumirem posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional de saúde;
  • exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.


Competências e habilidades específicas:

  • incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
  • estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
  • reconhecer a saúde como direito a condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
  • ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  • reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
  • responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
  • reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
  • promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
  • atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
  • intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
  • prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
  • integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
  • gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
  • planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
  • planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  • desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
  • participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
  • atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.