Blogspot
Fonoaudiologia
Perfil do Egresso

A definição do perfil do egresso do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga baseou-se nas Diretrizes Curriculares da Resolução CNE/CES 5, de 19 de fevereiro de 2002, Art. 3º que determina:

O Curso de Graduação em Fonoaudiologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fonoaudiólogo, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. Possui formação ético-filosófica, de natureza epistemológica, e ético-política em consonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional. Conhece os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fonoaudiologia e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.

O fonoaudiólogo formado pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga deverá ter formação generalista, com competências e habilidades para atuar nos campos preventivo, clínico/terapêutico e institucional, comprometendo-se com as necessidades comunitárias, bem como com a análise e construção da natureza e do papel social da Fonoaudiologia. Deverá compreender a realidade e o contexto sócio-histórico no qual está inserido, desenvolvendo um perfil que agregue as condições necessárias para analisar, interpretar e agir sobre situações pertinentes à Fonoaudiologia a partir de atitudes críticas, reflexivas e éticas. 

O curso de Fonoaudiologia busca instrumentalizar o aluno nas habilidades e competências para o futuro fonoaudiólogo, conforme estabelecido nas DCN’s:

Competências e habilidades gerais

I. Atenção à saúde: Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; 

II. Tomada de decisões: Tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; 

III. Comunicação: Ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação; 

IV. Liderança: Assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; 

V. Administração e gerenciamento: Tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; 

VI. Educação permanente: Aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. 

Competências e habilidades específicas

I. Compreender e analisar criticamente os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico, que abrange o estudo da motricidade oral, voz, fala, linguagem oral e escrita e da audição, e os métodos clínicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da linguagem (oral e escrita), audição, voz e sistema sensório motor oral; 

II. Compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem. O estudo deste processo como condição para a compreensão da gênese e da evolução das alterações fonoaudiológicas; 

III. Apreender as dimensões e processos fonoaudiológicos em sua amplitude e complexidade; 

IV. Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade; 

V. Apreender e elaborar criticamente o amplo leque de questões clínicas, científico-filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do Fonoaudiólogo, capacitando-se para realizar intervenções apropriadas às diferentes demandas sociais; 

VI. Possuir uma formação científica, generalista, que permita dominar e integrar os conhecimentos, atitudes e informações necessários aos vários tipos de atuação em Fonoaudiologia; 

VII. Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; 

VIII. Desenvolver, participar e/ou analisar projetos de atuação profissional disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares; 

IX. Possuir recursos científicos, teórico-práticos e éticos que permitam a atuação profissional e reavaliação de condutas; 

X. Conquistar autonomia pessoal e intelectual necessárias para empreender contínua formação profissional; 

XI. Situar a Fonoaudiologia em relação às outras áreas do saber que compõem e compartilham sua formação e atuação; 

XII. Observar, descrever e interpretar de modo fundamentado e crítico as situações da realidade que concernem ao seu universo profissional; 

XIII. Pensar sua profissão e atuação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; 

XIV. Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; 

XV. Utilizar, acompanhar e incorporar inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.