Blogspot
Sistemas de Informação
Perfil do Egresso

A tecnologia da informação desempenha um papel estratégico nas organizações por meio da automação dos processos organizacionais. O processo de automação é um elemento essencial para a sobrevivência das organizações, em um mercado globalizado, proporcionando vantagens competitivas.

O processo decisório e a definição de novas estratégias alicerçam-se na transmissão da informação certa no momento certo. Para tal, são necessários sistemas informatizados que atuem na coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, de forma ágil e precisa.

A definição do perfil do egresso do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Única de Ipatinga baseou-se na Resolução CNE/CES, de 09 de março de 2012, que institui as Diretrizes Curriculares dos cursos de Sistemas de Informação. 

O planejamento e a organização didático-pedagógica do curso procuram atender as necessidades do mercado de trabalho, vinculadas aos objetivos e ao perfil profissional proposto pelo curso.

O profissional de Sistemas de Informação desempenha papel fundamental no mapeamento dos processos organizacionais bem como nas suas automatizações. Isso se dá por meio da implantação dos sistemas de coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, auxiliando no processo decisório das organizações. A sua formação deve ser sólida no desenvolvimento e aplicação de ferramentas computacionais, conhecimentos sobre estrutura organizacional das empresas e seu funcionamento como um sistema, gestão de processos e gestão de projetos.

Além dos aspectos técnicos supracitados, os egressos de Sistemas de Informação devem conhecer e respeitar os princípios éticos que regem a sociedade bem como os aspectos legais inerentes à sua área de atuação. Devem ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade, desenvolvendo e implantando processos e sistemas que visem a melhora das condições de trabalho de seus usuários.