Blogspot
Administração
Perfil do Egresso

Administração

O planejamento e a organização didático-pedagógica do curso procuram atender as necessidades do mercado de trabalho, vinculadas aos objetivos e ao perfil profissiográfico.
 
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Timóteo  pretende formar profissionais aptos a atuarem nos vários segmentos do campo da administração com uma formação além da generalista, a de formação específica em comércio exterior.
 
Quanto aos conhecimentos gerais, exige-se uma noção abrangente das realidades geopolíticas e socioeconômicas mundial, diante do fenômeno da globalização. Deve-se compreender o ambiente econômico para identificar e criar oportunidades de negócios. Internalizar valores de responsabilidade social e ética profissional, compreendendo a formação profissional como processo que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes e o conhecimento da legislação relacionada ao Comércio Exterior.
 
Quanto às habilidades e competências, o aluno deverá ter perfil empreendedor para apresentar soluções rápidas e adequadas às tendências do mercado interno e externo, desenvolvendo a capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações, bem como desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais. Deverá reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, ser participativo e capaz de trabalhar em equipe.
 
Deverá, ainda, ter capacidade de pesquisar, analisar e interpretar cenários econômicos sociais em âmbito nacional e internacional. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos. Desenvolver a capacidade de negociação, por meio de uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, Saber utilizar o idioma e as tecnologias e métodos para desenvolver atividades específicas da prática profissional.
 
Quanto às atitudes profissionais, espera-se que o aluno seja um profissional responsável, que tenha iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, disposição para aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; capaz de trabalhar em equipe, de maneira cooperativa e dinâmica. O Bacharel Administrador com linha de formação específica em Comércio Exterior deverá ser compromissado com o desenvolvimento profissional e intelectual da pessoa humana e com o progresso da sociedade.