Blogspot
Enfermagem
Atividades Complementares

Enfermagem Única Contagem

As Atividades Complementares são parte integrante do currículo dos Curso de Enfermagem. Têm como objetivo incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas que contribuam para a sua formação humana e profissional, atendendo às Diretrizes Curriculares e valorizando por meio da atribuição de horas o envolvimento do estudante em atividades de interesse acadêmico. Estas atividades  contribuem para a articulação teoria-prática e propiciam ao aluno contato com o mundo do trabalho desde o início do curso, possibilitando que se estabeleçam relações com sua futura área profissional.

As AC’s têm regulamento especifico e perfazem uma carga horária total de 200 horas no curso de Enfermagem, que será cumprida em atividades de ensino, extensão e culturais. O cumprimento integral da carga horária de AC’s é requisito indispensável à colação de grau.

As Atividades Complementares serão fixadas em horas, que serão lançadas no histórico escolar do aluno.

As AC’s, sob a forma de atividades acadêmicas englobam as seguintes possibilidades, dentre outras:

- Congressos, seminários, simpósios, mesas-redondas, oficinas e similares (participação, como expositor ou debatedor,  assistente); 

- Visita técnica, excursões acadêmicas e similares;

- Cursos de extensão universitária; 

- Monitoria;

- Apresentação de trabalhos em eventos científicos ou similares;

- Estágio supervisionado não-obrigatório;

- Participação em atividades sócio-culturais, artísticas e esportivas.

O responsável pelo curso – o coordenador – fará a conferência dos documentos comprobatórios de cumprimento das atividades acadêmicas, bem como registro destes em formulário próprio. Os documentos apresentados serão arquivados pela Faculdade, para possíveis averiguações.