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Pedagogia
Perfil do Egresso

Pedagogia Única Contagem

 O egresso do curso de Pedagogia da Faculdade Única de Contagem trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teórico-práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental prioritariamente, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
O profissional que se pretende formar para atuar na Educação Básica é o que demonstra as capacidades abaixo, conforme Art. 5º da Resolução nº 1/2006:
• Compreender a dialética do processo ensino-aprendizagem que ocorre nas instituições escolares, fora delas e nos movimentos sociais, com suas peculiaridades, diversidades e adversidades; 
• Planejar, desenvolver e avaliar atividades docentes e pedagógicas no processo educacional;
• Articular as três dimensões do processo educacional (o conhecimento científico, o humano/político e o técnico-metodológico), transformando o ato educativo;
• Atuar com portadores de necessidades especiais nos diferentes níveis de organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania; 
• Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias e da comunicação na prática educativa; 
• Atuar coletivamente no enfrentamento dos problemas e dificuldades cotidianos da escola e da comunidade escolar;
• Contribuir para a concretização do projeto político pedagógico como experiência de trabalho coletivo, compreendendo os novos parâmetros da cultura e o dinamismo da realidade;
• Embasar a sua prática profissional em fundamentos teóricos, na investigação científica e no respeito ao processo individual de construção do conhecimento; 
• Adotar postura ética frente às situações do cotidiano escolar;
• Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, físico-psicológico-intelectual-social;
• Fortalecer o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental (prioritariamente dos anos iniciais) e do Ensino Médio na modalidade Normal, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo e da produção do conhecimento;
• Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas, dos educandos nas relações individuais e coletivas;
• Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
• Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
• Promover e facilitar relação de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
• Identificar problemas sócio-culturais e educacionais com postura investigativa, integrativa, e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
• Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidade especiais, escolhas sexuais, entre outras;
• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento e na área não-educacional;
• Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto político pedagógico;
• Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências escolares e não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; 
• Participar da gestão das instituições, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
• Utilizar, com propriedade os referenciais teóricos, metodológicos e técnicos para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
• Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
• Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, gênero, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena e de populações de etnias e culturas específicas e oriundas de quilombos.